quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Possibilidades

Disponibilidade total; possibilidade zero. É assim que uma amiga minha se sente em relação ao relacionamento que tem com um homem, não um homem qualquer, mas um homem por quem ela é (?) apaixonada (?) há 30 anos e com quem tem um filho.

Eles praticamente esgotaram as possibilidades, mas restou uma (a mais forte?) e eles continuam transando, mas não são namorados, só têm tesão, amizade, cumplicidade, intimidade. Nada disso terminou com o fim do casamento.

Mas minha amiga não está satisfeita com o tumo desta prosa. Estuda outra (s) possibilidade (s). Quer outra (s) possibilidade (s). Tem direito a outra (s) possibilidade (s).

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Coincidências

Uma amiga minha tava na praia tri a fim de fumar unzinho e foi dar uma banda nas pedras. Nem tinha dado o primeiro pega, um cara chegou perguntando se podia fumar junto. Ela disse que sim e eles mais conversaram do que fumaram.

O cara é carioca, ela tinha voltado há pouco do Rio. O cara gosta de falar, ela também. O cara já passou dos 40, ela tabém. O cara tava sozinho, ela também. O cara tem jeito de quem gosta de transar, ela também.

Em cinco minutos, falavam da ex-mulher e do ex-marido. O cara disse que a ex-mulher queria voltar pra ele, minha amiga disse que também queria voltar para o ex-marido; ele falou que todas as vezes que eles transavam, ela pensava que ele ia cair na real e perceber que ela era a mulher da vida dele; minha amiga falou que sentia exatamente a mesma coisa quando transava com o ex-marido.

De noite, mais conversaram do que transaram. E conversaram sobre a mania que tinham de conversar com a ex-mulher e o ex-marido cada vez que se encontravam pra transar.

Resolveram parar de conversar. E de transar;

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Vontade

Abro uma cerveja e tomo quase tudo num gole. Tava morrendo de sede. Na verdade, tô morrendo de vontade de fazer alguma coisa. Poderia me levantar agora, me produzir e tomar a segunda cerveja na rua. Poderia, mas não seria suficiente. Eu queria mesmo é ir para Buenos Aires.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Mãe

Amanhã é a formatura da Mariana, que já mora em outra casa. Caótica, como eram as minhas quando eu tinha a idade dela. Apesar de que, quando eu tinha a idade dela, ela já era nascida.

A Mariana é muito parecida comigo. Não tanto fisicamente, mas de pensamento. E isto acaba nos tornando parecidas também fisicamente. Ela também é jornalista, profissão que, afinal de contas, eu não devo reclamar. Mas ela também é compositora, designer, estilista. Em tudo que exige inteligência e beleza, a Mariana se arrisca.

Esta semana, uma amiga minha se tornou vó e me garantiu que é melhor do que ser mãe. Eu, sinceramente, não acreditei.

Jeito

Depois de meses sem computador e internet no meu quarto, volto a desfrutar deste maravilhoso conforto. Hoje tive um cheio de atividades domésticas - atendi eletricista, encanador e técnico em ar-condicionado. É muito esforço pra mim.

Desde que eu voltei do Rio, me dedico a arrumar a minha casa, para onde eu voltei feliz e aliviada depois de todo aquele baixo astral que rolou no final do ano. Todo dia eu ajeito alguma coisa e a minha casa tá ficando bem do jeito que eu quero Que bom!

Casa

Bah, levei a sério a vontade de me isolar e descansar e faz uns três dias que não saio de casa nem falo com ninguém, fora os meus filhos, irmã, e ex-marido. Ah, um amigo meu me visitou ontem, então, pra variar, eu estou exagerando.

Hoje até cozinhei pra não botar o pé na rua. Ainda bem. Vi na tv que hoje foi o dia mais frio do mês de janeiro dos últimos 99 anos. Credo! Realmente um dia feito sob medida pra ficar em casa.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2009 III

É apenas um dia como os outros, uma noite como as outras...
o universo segue seu curso, o planeta gira velozmente e nossa humanidade renova a experiência sensorial do dia e da noite.

Ao mesmo tempo, a virada do ano é um momento absolutamente especial, porque renovamos nossos desejos de que nossa passagem pela terra não seja em vão, mas tenha um sentido que transcenda a nossa própria existência e nos conecte a uma dimensão coletiva e universal, tornando-nos parte importante da aventura humana sobre a terra.

Essa capacidade de simbolizar, de transformar um evento natural em um evento cultural, de celebrar uma mudança inventada, é própria da nossa humanidade e é um luxo poder celebrar a consciência desse momento.

Ter o privilégio de compartilhar a vida cotidiana com pessoas como vocês, faz com que eu me sinta cheia de graça!

Desejo que em 2009 sigamos com o compromisso de viver de forma consciente o momento presente, promovendo a cada dia as mudanças capazes de nos colocar em conexão com nosso próprio espiríto, em solidariedade com o conjunto da humanidade, em respeito com as outras formas de vida e em comunhão com o universo.

Profundo amor,

Este texto eu recebi da minha amiga Betânia.

2009 II

"De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto devemos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro... "
(Fernando Pessoa)

2009 que nos aguarde e que venha 2010!

bom carnaval para todos

Este texto eu recebi da Elenara, uma amiga minha.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009 I

Começou 2009. Já estamos indo para o final da primeira década do milênio. O mundo continua esta confusão que sempre foi e nós, muitas vezes, pouco mais que baratas tontas. Mas vamos tomar as rédeas das nossas vidas. Conquistar o que queremos, brigar, amar, rir, chorar e sermos pessoas melhores. O mundo não virou o 2001 do Kubrik nem o Admirável Mundo Novo do Asimov. Continua sendo a velha terra com seus compostos de carbono alucinados que, diga-se de passagem, são formas sofisticadas de aumentar a entropia do Universo. Que seja, mas vamos ser mais felizes enquanto isto. Um maravilhoso 2009!!!!

Este texto foi enviado por um amigo meu, o Cícero.