sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ajuda

Tem acontecido muita coisa na minha vida. Eu tenho vontade de escrever sobre elas, mas nem sempre tenho tempo ou saco pra abrir o computador, ligar, esperar carregar, encontar a rede, reconectar se a rede demorar. Às vezes a vontade passa.

Muitos amigos e conhecidos têm me me contado histórias que valem a pena ser contadas, principalmentre se a gente quer otimizar a solidão do início da noite de sexta-feira. Solidão não; o meu filho tá no quarto dele deitado. Ele passou o dia meio doente e eu passei o dia em volta dele.

Um amigo de um amigo meu meu, jovem ainda, passa o dia inteiro reclamando. Ou da mulher, ou da faculdade, ou do trabalho, ou dos colegas da faculdade e do trabalho, da mãe, do irmão. E o pior, quando o cara já reclamou de tudo, ele liga para algum 0800 e aí deu, a irritação vai ao ápice. Às vezes, pra arrematar, ele liga pra outro 0800, desta vez para fazer reclamações eu nome da mulher. É nítido que o cara tá passando por uma crise; que está fazendo um pedido de ajuda.

Mas qual a maneira certa de ajudar alguém?

Eu, que sempre estou disposta ou pelo menos sempre sou chamada a ajudar alguém, sinceramente, não sei.

Eu tendo a achar que sempre é melhor dizer logo o que eu penso da situação, o que eu faria, o que eu mandaria à merda, o que eu preservaria, o que mudaria. Mas nem sempre dá pra dizer isto assim, na cara das pessoas. Aí elas te apresentam soluções que tu sabe que não vão dar certo e a gente meio que concorda e tudo continua igual.

Raramente, mas raramente mesmo eu peço ajuda pra alguém. Eu não sei por que, mas isto nunca passa pela minha cabeça. No máximo, as pessoas oferecem e eu aceito ajuda. Quando eu precisei mesmo, procurei um psiquiatra. Eu acho melhor não precisar e não pedir ajuda. Mas às vezes eu penso se os meus amigos, quando eu digo ou demonstro isto, não acham que eu to fazendo um pedido de ajuda cifrado.

Nenhum comentário: